top of page

"LOCANDROLL"

"SONS DO SILÊNCIO"

COMEMORAÇÃO DO 25 ABRIL, EXULTANDO E POTENCIANDO A LIBERDADE CRIATIVA

"Libercor"

"Libercor"

"Libercor"

"Libercor"

"Libercor"

"Libercor"

"Libercor"

"Libercor"

"Libercor"

"Libercor"

"Libercor"

"Libercor"

Adaptação a partir de um excerto do texto das "Novas Cartas Portuguesas

 

Uma mulher. Uma prisão. Um coração. Um corpo. 

Serei dona de mim própria? Estarei em claussura até que um dia te possa vencer, e aí vencer o mundo. 

Com amor ou com as minhas coxas, hoje venceste.. amanhã serei eu. 

 

Criação e Interpretação: Margarida Calaveiras

"LIBERCOR"

Pazigual Libercor teve como objetivo relembrar de forma positiva a Revolução 25 de Abril de 1974 através de uma obra (mural) de forma a  comemorar, acentuar e valorizar toda a liberdade com uma explosão de cores.

 

 

Artistas:

 

 

Ozzy Walker aka Miguel Fernandes

19 anos

Castelo Branco, Portugal

 

Portfolio

Neata aka Natacha Gomez

23 anos

Castelo Branco, Portugal

 

Portfolio

Sons do silêncio

Sons do silêncio

Sons do silencio

Sons do silencio

Sons do silêncio

Sons do silêncio

"ET3R"

Este projecto nasce de um magnetismo espontâneo nutrido por um dos mais emblemáticos poemas de Natália Correia, uma das grandes Poetisas (embora fosse uma designação que rejeitava) Portuguesas do Séc. XX, a qual se destacou, entre muitas fontes de inspiração e frentes de batalha, pela oposição ao regime do Estado Novo.

 

Numa época em que o instinto de sobrevivência aconselhava o silêncio, apelava à complacência, impunha a submissão, Natália Correia foi uma das vozes flamejantes que nunca se calaram perante a sombra do medo e da censura, mais ainda enfrentando a contingência de ser Mulher numa era de autoridade masculina disseminada por todos os quadrantes da sociedade com o acréscimo de discriminação social que isso representava.

 

Natália Correia dispensa grandes apresentações. O seu legado artístico e contributo intelectual nos mais diversos contextos sociais e culturais em que interveio activamente são o melhor testemunho da sua importância para a Sociedade Portuguesa do antes e pós 25 de Abril de 1974.

 

Hoje em dia muitos dos que não vivemos essa época falamos de Liberdade de Expressão como um direito adquirido, mas para vozes contestatárias, censuradas e oprimidas como Natália Correia, que sentiram na pele as agruras da privação, esta foi uma conquista de um sabor inigualável, pois “só quem passa pela luta sabe o valor de uma vitória!”

 

Em relação ao Poema “Queixa das almas jovens censuradas” julgo que o mesmo falará por si com toda a sua carga passional e satírica, o desalento e desprezo que invoca na sua génese semântica, em reflexo da inerência casuística que o originou, mas, muito embora possamos considerar este Poema Iconográfico de uma época, devemos reflectir profundamente sobre a sua intemporalidade…

 

É esse o desafio a que nos propomos com este Vídeo-Projecto, tentando fazer justiça ao potencial imagético e simbólico do Poema, conjugando influências visuais do passado numa narrativa estética e revivalista fundida com uma abordagem mais contemporânea a nível técnico e expressivo, possibilitando assim uma inovação no ritmo e dinâmica de apresentação...

 

 

Artistas:

Declamação: Dário Barros, Barreiro, Portugal   - Facebook

 

 

Áúdio: Carlos Santos, Porto, Portugal - Facebook

   Fotografia e Video:  Tiago Ferra, Lisboa, Portugal - Flickr

 

Desde muito novo que Tiago Ferra de Sousa se fascinou com a possibilidade da projecção automática de um instante do fluxo temporal da nossa realidade tridimensional neste artefacto bidimensional a que chamamos fotografia. O artista, como fotógrafo e editor, pretende, com este exercício, transpôr e aumentar o poder semiótico do verbo para um produto multimédia recorrendo a tecnologias tanto anacrónicas como contemporais como forma de expressar a celebração deste evento nacional.

 

"SONS DE BEIROA"

Um novo conceito para a divulgação da Viola Beiroa!

 

Arriscar e procurar sonoridades diferentes do registo habitual com um instrumento da nossa terra é o principal objectivo, sem fugir ao tradicional, através da interpretação de temas do "Cancioneiro Português."

 

Artistas:

 

          - João Afonso (viola beiroa, voz)

 

         - João Pedro Feio (viola beiroa, voz)

 

         - Francisco Machaz (percussão, voz)

 

         - Ruben Candeias (viola baixo, voz)

 

       

  Sons de Beiroa facebook

 

EM ATUALIZAÇÃO...

Sons de Beiroa

Sons de Beiroa

Sons de Beiroa

Sons de Beiroa

Sons de Beiroa

Sons de Beiroa

Sons de Beiroa

Sons de Beiroa

Sons de Beiroa

Sons de Beiroa

Sons de Beiroa

Sons de Beiroa

Sons de Beiroa

Sons de Beiroa

Sons de Beiroa

Sons de Beiroa

O nome LocAndRoll surge da fusão da palavra location e da expressão roll de camera, ambas presentes no léxico cinematográfico. A LocAndRoll procurou criar um produto que refletisse o conceito, o espirito e conciliasse as diferentes performances presentes no primeiro evento I'mPossible, realizado pelo Váatão, grupo de teatro de castelo Branco.

 

   LocAndRoll Facebook

 

"ATELIER FERNANDO VINAGRE"

Atelier fernando vinagre

Atelier fernando vinagre

Atelier Fernando Vinagre

Atelier Fernando Vinagre

Instalação 25 de Abril

Instalação 25 de Abril

Instalação artística executada por artista plástico, que se iniciará na abertura e será desenvolvida ao longo da noite, inspirada na temática da mostra.

 

       Atelier Fernando Vinagre Facebook

 

bottom of page